6.10.14

Living Room Renovation!

Ventos da vida me assopraram para Astoria no Queens... 

Confesso que não gostei deste apartamento na primeira visita; acho que nem na segunda. Pontos muito positivos: ótimo preço e senti que meu futuro roommate, Ryan, era uma pessoa do bem. Enxerguei também 'potencialidades' no espaço. Olho de arquiteto: o apartamento tinha uma 'base' como ótimo piso de madeira, rodapé branco, banheiro neutro e pé direito altíssimo. Gostei também das janelas, bem estreitas e verticais. Decidi então me mudar. Momento turbulento e importante na minha vida em Nova York. Agradeço a Deus (...e a Ashley!) por ter me trazido até este apartamento.


E assim eu encontrei a sala na noite em que mudei para o apartamento! Sabia que teria muito trabalho pela frente. Resolvi arrumar meu quarto primeiro. Precisava de um espaço absolutamente branco para respirar. Fechava a porta e ali era o meu mundo. Foram semanas colocando móveis velhos na rua, nos desfazendo de tudo que vocês estão vendo na foto acima... O início do verão trouxe preguiça de cuidar da casa. Eu não queria ficar sozinho pintando paredes enquanto todos aproveitavam o calor lá fora.


Acho que quando terminei de pintar este quarto de branco, em abril,
foi o dia mais feliz da minha vida em Nova York. Branco, paz!

No início de junho, ganhei 'presentes'. Uma cliente do escritório estava se desfazendo de todos os móveis do seu apartamento em Manhattan - compraria tudo novo. Fui autorizado a entrar no apartamento e escolher o que quisesse. Selecionei um sofá branco (super confortável), cadeiras para a mesa de jantar, 2 pufes em couro e um móvel baixo para apoiar a TV. Monica, uma amiga do escritório, me deu sua luminária de piso com 3 cúpulas pretas - disse que a peça não se encaixava no decor da sua sala. Coloquei todos os móveis em um caminhão e os trouxe para Astoria. Foi um início tímido da transformação deste apartamento em um 'lar'.

Astoria's Style!


Fica uma sensação de que o tempo parou em Astoria: 
casas bucólicas, prédios com fachada de tijolos, jardins...

A dúvida de me mudar para um outro apartamento sempre existiu - talvez por isso sempre adiasse a 'reforma'. Recentemente, com o anúncio da partida do meu roommate (...decidiu voltar para o Colorado) eu tive que pensar rapidamente o que fazer: ficar ou deixar o apartamento junto com ele. Cada acesso aos classificados do Craigslist me deixava depressivo. Espaços horríveis, mal arrumados, pequenos - e caríssimos! Morar BEM em Manhattan ou no Brooklyn em zonas trendy custa uma fortuna. Desculpe-me New York, mas eu me recuso a pagar o que você me pede! Resolvi ficar no apartamento - lógico, com a condição de colocá-lo em pé!

Gostaria de inspirar quem está aí do outro lado a mudar seus espaços - gastando pouco. Qualquer espaço tem 'salvação'. Vou contar alguns segredos:

1 | Limpeza Visual
O primeiro passo para salvar um espaço é fazer o que chamo de limpeza visual. Joguem fora tudo que não tem uso. Desapego total, lixo!! Livrem-se de 'coisinhas'. Coisinhas em cima de móveis; coisinhas na parede... Campo visual limpo! Abram as janelas! Deixem o espaço 'nu'.

2 | Iluminação
Luz é muito importante em um espaço. Evitem luz fria na sala e no quarto. Além do ponto no teto, utilizem luminárias de piso e de mesa também. O espaço fica mais acolhedor e intimista.

3 | Pintura
Pintar paredes é como dar 'banho' em uma casa. Não necessariamente paredes precisam ter cor. Eu particularmente amo espaços brancos, claros, limpos.

4 | Layout
Além de 'banho', espaços também precisam 'respirar'. Livrem-se de qualquer móvel que sufoca um ambiente! Tenham o necessário. Procurem entender a vocação do espaço em questão para fazer a escolha certa dos móveis.

Limpando visualmente, iluminando da maneira correta, pintando paredes e organizando melhor a circulação com os móveis, vocês já têm meio caminho andado para a 'salvação' de um espaço. Busquem referências e inspirações. Esta é a melhor parte! Sonhar não custa nada - ou quase nada!

Why Green?
Inspirations...

 

Amo branco. Tudo branco. Mas não sei porquê, mas fiquei com um verde na cabeça. Sempre imaginei essa sala verde. Imaginava um verde 'SoHo', meio acinzentado, meio oliva, meio Toscana. Como o pé direito é alto, queria uma cor que marcasse uma certa presença no espaço. Imaginava algo vermelho também, detalhes gráficos como listras ou xadrez...


Hora de agir! Depois de medir as paredes e anotar o que precisava, corri para a Home Depot para comprar o material da reforma. Estava anoitecendo quando deixei Manhattan em direção ao Queens. O Empire State estava verde, azul e amarelo na noite de sábado. Clima de outono já... Acordei no domingo empolgado para dizer adeus àquela sala escura, com paredes desbotadas. Cerveja na geladeira, música alta e muito trabalho pela frente! Momento de puro prazer: trabalhar para deixar a casa mais agradável.


Última noite com a sala branca e escura.
Na falta da chave de fenda, a faca sempre ajuda!
Retirei o antigo cabideiro de parede e deixei o espaço livre.

Hello, Green!
Sempre aquela tensão para ver a tinta na parede...
O tom do verde antes de secar estava me deixando em dúvida.


Comprei este cabideiro de madeira na Container Store por apenas $9.90! Achei que ficaria interessante pintá-lo no mesmo verde da parede. Gosto de pintar com o rolo pequeno. Não gosto da pincelada marcada depois que a tinta seca.


Esta cadeira iria para o lixo. Imaginei que ela pudesse ser pintada de vermelho
Ficaria ótima junto da parede verde, com o piso de madeira. 

Home Sweet (Green) Home!


Parede verde, cabideiro verde, cadeira vermelha, tapete listrado - Luz! Substituí uma das cadeiras de madeira pela Eames branca que comprei no Craigslist recentemente - menos formal. Ainda falta fazer muita coisa! Preciso prender as string lights que comprei na Urban Outfitters; sobre a mesa terei um cactos bem vertical, alto. Ele ainda não chegou! Não assito TV, mas tenho uma na sala (na verdade ela já estava nesta apartamento). Confesso que a porta em madeira ao fundo ainda me incomoda. Gostaria de pintá-la de preto. Ficaria muito melhor, não? Confiram os detalhes!


A energia deste lugar mudou! No detalhe, o tom de verde que escolhi. 
Reparem que não tem quadro na parede - quero que ela respire! :)


Detalhe do cabideiro em madeira pintado no mesmo verde da parede. 
Simples e elegante. Você pode conseguir grande efeito gastando pouco.


A mesa existente no apartamento ganhou vida com as novas cadeiras.
Gosto do casamento da madeira com o verde, vermelho e listras.


The Modern Farmhouse
Jeito de campo no meio de Nova York!

Não sei porquê, mas olho a sala como está e me vêm à cabeça um espaço no campo, na fazenda. Não sei se é o tom de verde com vermelho ou esse cabideiro com meu chapéu de palha pendurado... ou a presença do meu Eames Bird sobre a cadeira vermelha... Fiquei com vontade de ter uma guirlanda de trigo presa atrás da porta ou pendurada no cabideiro. Detalhes que vão compondo um ambiente surgem com o tempo... Já imagino a mesa cheia de amigos, jantares italianos à luz de velas...


Em breve mostrarei o banheiro e o meu quarto! 
Espero que vocês tenham se inspirado e gostado.
Não existe sensação melhor do que o prazer de estar em casa! 

Before x After!


See you soon!
(+fonte fotos | arquivo pessoal)

2 comentários:

  1. Ola Felipe
    Sim,n existe sensação melhor do que o prazer de estar em casa!
    E poder transformar um ap sem graça em um lar acolhedor e inspirador precisa de olho e potencial como voce. lindo,lindo amei e quero uma parede deste verde cá em casa. Tenha um dia feliz,grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Felipe, amei a combinação de verde/vermelho/listras/madeira, a cadeira e seus complementos ficou muito linda!...esse post prova que a cor é essencial e determinante de estilo.
    Abraços.
    Sílvia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...