18.12.12

Ciao Zürich!

...E esse aí é o Nicolas nas escadarias de Santa Teresa.

Para explicar a minha ligação com a Suiça, preciso voltar um pouco no tempo, mais precisamente em Fevereiro deste ano, quando fui ao Brasil para passar o carnaval. Já contei essa história aqui no blog, mas reconto com o maior prazer para os amigos recém chegados. No meu vôo Lisboa-Rio de Janeiro conheci o Nicolas, um Suiço que estava indo para o Brasil também para passar o carnaval com um amigo. Depois de um longo papo no vôo e contatos trocados, nos encontramos na cidade maravilhosa para tomar uma cerveja gelada com meus amigos. Diante de uma dificuldade em prolongar a estadia na cidade por conta dos hotéis lotados, decidi trazê-los para aminha casa! Coração de carioca sempre cabe mais um, ou dois! ...Aconteceu uma integração forte dos meninos com minha família e amigos. Visitas muito agradáveis. Passado o carnaval, voltei para a Itália e o Nicolas para a Suíça. Em julho, tive o prazer de recebê-lo no meu apartamento em Milão e em novembro chegou a minha vez de conhecer a cidade dele: Zurich! Vamos por partes?

...do Rio de Janeiro para Milano!

 Eu, Nicolas e Gustavo tomando uma cervejinha (...suíça!) em frente
 ao Duomo de Milano em pleno verão de 2012! Ótimas recordações...

...de Milano para Zürich!

Eu, no outono da Suíça! Dos 40 graus cariocas para Zürich!
...E pensar que nos conhecemos em um vôo para o Brasil!

Zürich e:
'Rear Window'!
(A janela indiscreta)

Trailler do filme 'A janela indiscreta'...
< Alfred Hitchcock >

E aqui está a janela que eu fiquei 'vigiando' durante toda a viagem! :)
> Loft em frente ao apartamento do Nicolas; interiores minimalistas, grandes
vãos, mobília vintage, estantes de livros... Sonho de consumo!

E se espiar uma janela já era bom...
Imaginem agora duas!

Sexta-feira à noite, luz indireta, jantarzinho rolando nos 2 lofts!
Estava quase me convidando para participar dos eventos...

E já que o assunto é
Janela... 

Cortina + vista do banheiro do apartamento do Nicolas!

Urban Zurich!

No alto, os volumes coloridos da estação Zurich HB.
Curvas de concreto e aço na ponte projetada por Calatrava
contrastam com as cores do outono do fundo...

 No detalhe a estrutura desenhada por Calatrava.
E Nicolas, orgulhoso, com as mãos para o alto!

 Adoro as cores e as linhas que fragmentam a primeira imagem.
E olhem que placa mais linda! Simples, clara e direta! 

 Urban-Architects-Black: palavras que se conectam.
Fica a pergunta > Why do architects wear black?

Turn the lights ON!
A noite cai, vêm as luzes.

 Muita, muita luz! Muita cor também! Gosto da solução
de fechamento da estação com painéis de vidro + neon.

MFO Park!
Um parque-escultura.

 Eu, caminhando entre os arbustos coloridos pelo Outono.
À direita, o verde cobrindo a estrutura metálica do parque.

 Vários andares interligados por escadas. A estrutura metálica
serve de suporte para as trepadeiras. As cores são um show à parte.

 Eu em uma das plataformas do MFO!

 ...Eu e Nicolas posando no parque!
Gosto das linhas, dos planos de vegetação.

Pausa para bisbilhotar
a casa dos outros!

 Aviso: estou perigoso! Fechem as cortinas...
Mas não resisti a essa mesa de jantar com pantons!

Testando o
mobiliário!

 Desenho limpo, simples, elegante. Aprovadíssimo!
Detalhe da minha meia listrada que eu gosto muito...

 Helveticas, deck, folha do outono... Descanso no terraço do parque.
Vista lindíssima e um showzinho privè. O cara tocava e cantava muito!
 Vista do terraço do MFO park + silêncio, voz e violão.

Almoço com os Steeb!
Refeição típica, acompanhado de 'Suusir',
um vinho consumido somente no outono.

 Eu simplesmente adorei esta foto! Não ficou bonita?
Com vocês, o nosso almoço de sábado: 'Metzgete'!
Porco, batatas, verduras... uma delícia.

Foto clássica: eu e a família Steeb depois do almoço!
Tarde muito agradável, receptividade nota 1000!

 E depois do almoço, uma caminhada neste bosque...

Traditional Zurich!
...jeito de 'campo' dentro da cidade!

 Quem nunca sonhou com uma casinha assim?
Tão simples, tão bem cuidada... maravilhosa!

...E o que dizer desta janela?! Eu amo simplicidade!
Reparem no conjunto: cor da parede, cor da janela, jardineira...

Nicolas e sua namorada Ana em um campo verde.
...Não parece cenário de filme?

 E o que dizer desta garagem? Arquitetura tradicional suíça e números
 gigantes em branco: é para matar qualquer arquiteto como eu do coração.

Os Alpes.

Fechar a viagem com esse visual incrível foi um privilégio.
Tomamos um café no mirante olhando os alpes...

Depois de rever todas essas fotos, volto no tempo...
Como tivemos sorte de nos encontrar naquele vôo!

O meu MUITO obrigado ao Nicolas e toda a simpática família Steeb.
...Novidade? Reveillon deste ano será lá... em Zurich!
Vou poder fazer a 'parte 2' de tudo que ainda não vi.

...Desculpem o abandono do blog por favor!
Não sumam pois estou cheio de coisas legais
 (como a viagem de Zurich) para contar!

(+fonte fotos | arquivo pessoal) 

4 comentários:

  1. Já aqui esperando as cenas dos próximos capítulos!!! A história de vocês se encontrarem no avião eu já imaginava que ia render andanças suas à Suíça, afinal como resistir a toda a sua hospitalidade?!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Felipe, muito legal ver Zürich pelos olhos de um arquiteto!! Sabe que eu nunca havia reparado em muitos detalhes que você clicou? Muito interessante. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa to encantada com suas fotos!! Calatrava, espiar a casa dos outros, luzes... tudo o máximo! Adoro... Perto de Zurich tem um museu de árvores incrível do paisagista Enzo Enea!! Recomendo a visita.. (e mil fotos e post depois claro! rs.) To esperando os seus 52 objetos hein! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as cores, as formas.
    Viajei sem nunca ter estado em Zurich.
    Tudo de bom!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...