7.5.12

Next Chapter!

Talvez eu não tivesse noção da dimensão da mudança que faria na minha vida quando fechei estas caixas em São Paulo há 2 anos atrás...

'...não vou viver, como alguém
que só espera um novo amor,
há outras coisas
no caminho a onde eu vou...'
Pra rua me levar - Ana Carolina

A palavra 'mudança' está no sangue. Não apenas mudanças físicas (...de casa, apartamento, cidade, país...), mas de cabeça, de objetivos, de grupos e por aí vai. Preciso recomeçar a todo tempo. A última grande mudança, na verdade, veio quase que imposta. Mas como eu não acredito no 'acaso' prefiro acreditar que o processo seja bem maior que apenas mudar de apartamento. Sim, eu me mudei pela milésima vez em Milão. No meio deste vendaval, os planos meio que mudaram rapidamente. A princípio procurava um apartamento para dividir com o amigo alemão Tim. Infelizmente não conseguimos levar o plano adiante. Os preços nesta cidade são absurdos, impraticáveis. É impossível encontrar um apartamento aceitável por um preço 'pagável'. Salve-se quem puder! Aqui é 8 ou 80. No fim das buscas, acabei encontrando um quarto individual em um apartamento com mais 6 pessoas: todos italianos e ligados ao universo da arquitetura e design. Ah! Temos um gato também... Um gato preto que se chama 'Satanás'. Parece que o próximo capítulo do meu livro será divertido.

'...as vezes ando só,
trocando passos
com a solidão.
Momentos que são meus,
e que não abro mão...'

 Até hoje eu tenho saudades de São Paulo... Amor eterno por esta cidade.
E troquei o ritmo alucinante da metrópole, pela...

...Calma de Milano. Sem dúvidas, a maior loucura e mudança da minha vida.
Cidade que eu custei para entender e finalmente amar.

'...já sei olhar o rio
por onde a vida passa.
Sem me precipitar
e nem perder a hora.
Escuto no silêncio
que há em mim e basta.
Outro tempo começou,
prá mim agora...'

Foram muitas casas em Milão em quase 2 anos por aqui. Morei com diretor de cinema, cantor de ópera, piazzaiolo, advogado, modelo, arquitetos, designers, italianos, chineses, turco, iranianas...  Di tutto un po'! Tive momentos tensos, outros extremamente divertidos. Desta vez, mudei até de zona. Até então girei por casas diversas na mesma região da cidade. 'Se é parar mudar, porque então não mudar de vez?!' - pensei assim. E lá fui eu. Como sempre, registro tudo; cada momento. Já faz um tempo que começei a escrever meu livro sobre os anos na Itália. Resta saber se alguém, algum dia, vai querer comprar a idéia e publicar. A cada dia que passa, uma folha escrita. Certamente uma história pontuada de altos e baixos, com muito sacrifício e com certeza bom-humor. Na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença, eu não consigo perder o bom humor. Rio de mim mesmo.

'vou deixar a rua me levar,
ver a cidade se acender.
A lua vai banhar esse lugar
e eu vou lembrar você... '

E depois de tanta procura, finalmente o anúncio de um quarto na internet. Ligação feita, e lá fui eu visitar o espaço em um dia de chuva enquanto trabalhava na exposição do Brasil na Via Tortona.

Foto feita na última semana, soterrado dentro do carro
alugado pelo Tim, para fazer nossas mudanças.

Lo spazio!
...Apenas 12m² para chamar de 'casa'.

Antes de mostrar o espaço, preciso mostrar minhas compras. Ikea rules, sempre! E como o dinheiro é suado tem que fazer muita conta na hora de gastá-lo. Acabei fazendo um croqui do espaço la na Ikea mesmo, enquanto pensava o que comprar... Arquiteto chato e neurótico - confesso!

...Tcharã!

Ok, acho que agora posso chamar de 'meu'. O colchão é no chão mesmo, no melhor estilo 'cativeiro'. Mesa quadrada branca (26euros), banqueta réplica do Alvar Aalto (10euros), carrinho para guardar camisetas de malha (20euros) e 2 araras para pendurar roupas (10euros cada). Resolvido! 

E olha quem aparece por aqui? A luminária E27 da Muuto! Sonho de consumo realizado. Eu mereço! Pra quem não sabe, esta luminária foi o primeiro post aqui do blog. Me apaixonei pela sua simplicidade. Foi difícil, mas abri mão da amarela e comprei a verde. Adorei a compra!

A inseparável Tolomeo da Artemide ocupa seu posto na mesa. E será daí que vou continuar a escrever no blog. Meus 'brinquedos' inseparável da Alessi invadem a mesa e dividem espaço com um cactos (4euros) que comprei na Ikea!

'...mas tenho ainda
muita coisa pra arrumar;
promessas que me fiz,
e que ainda não cumpri.
Palavras me aguardam
o tempo exato prá falar;
coisas minhas, talvez
você nem queira ouvir...'

 E este aí é o novo lar. Um clássico prédio milanês das décadas de 60/70. A escada, esteticamente, é bem interessante. Gosto do corrimão vermelho!

'...outro tempo começou
prá mim agora!'

...E o que me move a mudar? Talvez a certeza das minhas escolhas na vida. Mudar sim: sempre, pra frente, pro alto, em direção ao que eu quero. E como não podia faltar uma veia artística, na nova casa além de arquitetos, temos também músico! E confesso que curti muito o som da banda... Confiram aqui!


Abraço forte a todos que passam aqui!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

5 comentários:

  1. que maravilha, philip!! torcendo muito, e sempre, para que seus vôos sejam cada vez mais altos e deliciosos!
    bjo!
    clara

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Felipe!
    Gosto de ver, sempre pronto para enfrentar o que der e vier para fazer com que seu sonho aconteça - ele já está acontecendo, não está?
    Você é um jovem do mundo, um verdadeiro globe trotter.
    E quanto ao seu livro, quando for publicado, quero comprar diretamente do autor, quero minha cópia autografada.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. OLA AMIGO ADOREI SUA HISTÓRIA HEHEHE!!! A MUSICA DE FUNDO ENTÃO SHOW DE BOLA, BARBARA SUA VIDA, SUCESSO SEU CANTO TA MUITO ALTO ASTRAL, ABRAÇOS DEYA

    ResponderExcluir
  4. Felipe!

    Que lindo post!

    Há tanto sentimento... há tanto sonho em seus relatos. Acredito sim que vai ficar um bom livro. Escreva, Felipe! Escreva! Mudanças - em todos os seus sentidos - são necessárias. "Prefiro ser... aquela metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinão formada sobre tudo..." Sim, você merece Muuto, eu também - mas não tenho. Outro sonho de consumo!

    Felicidades em sua nova casa!
    Obrigada pelo comentário. Amei!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe, tudo bem com você? E a nova morada, gostando?

    Pelas suas fotos fica comprovado que quem tem bom gosto e estilo mesmo em um pequeno espaço mostra criatividade.
    Muito legal seu novo cantinho, e que voccê tenha muitos momentos bons ai.

    ps.: adoro seus 'brinquedos' da Alessi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...