26.7.11

...Colírio!

Verão aqui. Inverno aí!
Cozinhas para vocês...


(+ fonte fotos | emma's blog + Daniel Hertzell + Stellan Herner)

Verão Milanês - parte 1

Um desabafo! ...Sem mentiras! Acima meu funil pinocchio, Alessi.

Prometi que não faria deste espaço um diário, mas vamos lá... Nem sei por onde começar! ...Acho melhor começar me desculpando pelo total abandono a este espaço que eu tanto gosto. Estava simplesmente impossível sentar para postar qualquer coisa aqui. Algumas pessoas me perguntam como eu consigo fazer tanta coisa ao mesmo tempo, e nem eu sei responder. Talvez por ser muito calmo e silencioso. Além de fechar o período no Politecnico com todas as provas e entregas de trabalho, tive (...e ainda estou conciliando!) que conciliar 2 trabalhos no Brasil e meu mais novo emprego em Milano, finalmente como arquiteto (...gostando muito da experiência). O período de sumiço do blog, incluiu uma viagem bate-e-volta a Saint Tropez, na França, a trabalho: um lugar paradisíaco! ...Fora isso, as terríveis tarefas do dia a dia! É triste quando você abre a geladeira e percebe que precisa ir ao mercado (...que fecha as 20h da noite!). E a roupa para lavar, depois passar? ...E como ninguém é de ferro, ainda tem que "sobrar" um tempo para se divertir, tomar aquela cerveja gelada com os amigos, amar, e por aí vai...

No alto, um fragmento da bela Saint Tropez na França. Abaixo, final da nossa apresentação no Politecnico di Milano. Quase 2 dias acordado, sem dormir nem ao menos 30 minutos. Ligado à base de energético para terminar tudo a tempo.

Fragmentos do nosso book: be part, follow it. Projeto de curadoria de exposição de arte, feito no PAC (pavilhão de arte contemporânea) em Milano. Satisfeitíssimo com a nossa produção e com o material apresentado.

Meu primeiro verão na Itália... Que calor! A cidade não é preparada para este calor absurdo. Ar condicionado potente é uma raridade. Os ônibus, muitas vezes com janelas vedadas, sem ar condicionado! ...Sem praia, sem piscina, sem vento, e muitos, mas MUITOS mosquitos (...lembram do post que fiz?)! Eles invadem mesmo a cidade no verão. O jeito é ficar na frente de um bom ventilador, tomar sol nos parques e viajar nos fins de semana para as cidades próximas que tem praia. Eu juro que mal posso esperar para chegar outubro e começar a sentir aquele friozinho de outono. Mas enquanto outubro não chega, a gente aproveita o verão da maneira que pode. A vida está ótima... Não posso reclamar! Deixo vocês com alguns fragmentos desse verão milanês. Ciao!!

(+ fotos | arquivo pessoal)

17.7.11

Casa na Puglia


Encontrei este projeto bem interessante localizado na Puglia, aqui na Itália, feito pelo arquiteto Peter Pichler. É evidente que a arquitetura da Puglia sofreu grande influência árabe. E com base na tradição, o arquiteto desenhou esquadrias com chapas perfuradas formando desenhos árabes que tanto de dia quanto de noite rendem aos espaços interno e externo ótimas surpresas. De dia, a luz do sol  traz o desenho para os interiores. À noite, a fachada se transforma absolutamente com a passagem da luz interna. Mas como isso aqui é um blog de interiores, eu prefiro comentar a cozinha da casa. Reparem na simplicidade do espaço. Tudo absolutamente branco, com somente a bancada em madeira e as banquetas vermelhas. A prova mais pura de que menos é mais!

Acima, as transformações da fachada...

Detalhe da fabricação das chapas perfuradas.

Gosto das linhas da retas da cozinha com o arco de entrada. 
Branco, madeira, vermelho e aço. Basta!

O teto de vidro faz toda a diferença, trazendo 
a luz natural para a área de refeições.

Geladeira Smeg modelo vintage branco, banqueta One com design de Konstantin Grcic e a clássica Tolomeo de parede da Artemide, italianíssima. Basta pouco!

(+ fonte | Archdaily)

Chris Alcântara "Modern Monkeys"

...Convite com ilustração feita pela Chris!

Gostaria de divulgar aqui, o trabalho da minha amiga, a designer Chris Alcântara. Ela expõe a série de gravuras "Modern Monkeys" em Grenoble, França, de 25 de julho a 14 de agosto. Se estiverem por perto, não deixem de conferir! ...Mais informações sobre a mostra, aqui! Deixo um texto para ficarem sabendo um pouco mais sobre o trabalho da Chris que é muito bacana... Ciao!


Chris Alcântara é uma designer, nascida em Minas Gerais, Brasil, e considera-se essencialmente uma designer-artista ou vice-versa. Seu trabalho gira em torno de diferentes referências: moda, arte, cinema e música constroem um universo que reflete contemporaneidade misturada a algo de vintage. Em 2009 a designer criou a marca Orozimba Print, que reúne uma série de suportes para sua gravura digital, como buttons, toy art e prints. Seu design é reflexo de uma geração que se construiu num universo virtual, mas que estrapola barreiras físicas. "O mundo hoje é uma aldeia pequena, eu trabalho em meu pequeno estúdio de onde minhas gravuras ganham o mundo, virtualmente ou não. Posso daqui trabalhar numa ilustração em parceria a um designer argentino, por exemplo, eu e ele trabalhamos via web, trocamos idéias e todo o processo de criação. Assim meu pequeno local de trabalho se faz muito mais ilimitado do que parece", explica. A próxima exposição de Chris Alcântara tem abertura no dia 25 de julho, na França. Suas gravuras digitais chegaram aos olhos dos produtores de arte do La bobine e logo surgiu o convite. O trabalho que será exposto na França possui um tom universal, uma série de gravuras digitais representam homens e mulheres contemporâneos, moradores das grandes cidades diante de suas complexidades, relações e experiências. A série de gravuras "Modern Monkeys" evidencia os aspectos existenciais que constroem, por vezes, a imagem do homem atual. 

+informações | www.chrisalcantara.com 

13.7.11

Typewriter Design!

È vero! Eu realmente adoro máquinas de escrever...

Já faz um tempo que queria fazer este post. Elas foram esquecidas em um mundo hoje dominado por "Mac's". E em um passado não muito distante faziam parte das nossas vidas (...quanta coisa mudou em 25 anos!). Tipografia é uma das minhas paixões. Eu ainda não acredito que me desfiz da minha Olivetti na metade dos anos 90! ...Acho muito interessante trazer as máquinas de escrever para os interiores atuais, descontraídos. Elas trazem uma linguagem industrial a qualquer ambiente. Porque não pendurar uma na parede de casa? ...Ou apenas apoiar sobre um móvel bacana em meio a livros? Vale também trazê-las em forma de imagem, com posters vintage ou propriamente fotografias (...em quadros com molduras bem minimalistas!). Mais uma vez: inspirem-se!

...Essa máquina amarela é um sonho de consumo!
Que tal uma dessas sobre o móvel da sala?

...Invistam nos posters vintage apoiados sobre móveis!

..Na estante ou presa na parede também fica muito legal. Nos anos 50, a Royal foi fabricada em diversas cores. Difícil deveria ser escolher uma!

 Idéia: festa de casamento com mesa montada ao ar livre.

Uma sugestão interessante que encontrei na internet foi a de deixar montada uma mesa com uma máquina de escrever vintage. No meio da festa os convidados vão ali e deixam mensagens para os noivos... "Moderno", não?

E num futuro não muito distante...

...Vamos olhar para trás e pensar que 
tudo isso era muito moderno!

...Leave me a message!

(+fonte | diversas e que eu sinceramente não lembro!)

11.7.11

Nice Hotel in Nice!

Fachada discreta do Hi Hotel em Nice. So nice...

Passeando neste vasto mundo virtual encontrei este projeto super interessante. Trata-se do Hi Hotel, localizado em Nice, França. O projeto é da designer francesa Matali Crasset e segue o conceito urbano de  "eco-allogio". Os quartos são temáticos e super coloridos. A proposta inclui ainda móveis "mutantes", assim como a não divisão de quarto-banheiro, rompendo a clássica disposição de quarto de hotel. Os espaços em comum são fantásticos, e abusam de cores, formas e iluminação. O hi-bar, coração do hotel, apresenta uma grande "cesta" de madeira que abriga um lounge e espaço para o Dj. Ah! O conceito "eco/bio" se extende por todo hotel, seja no material dos uniformes dos funcionários, no shampoo vegetal disponível nos banheiros, ou na comida orgânica servida no restaurante. Bicicletas também ficam sempre disponíveis na saída do hotel. Venham conhecer os espaços...

...Coloque a mão na massa! Passe na cozinha, monte sua refeição e sente-se no restaurante. Cores frias: turquesa + verde, madeira natural e piso cenoura. Reparem como é interessante o desenho do forro em madeira no teto!

 Esse aí é o Hi-bar durante o dia... A bela estrutura de madeira natural acolhe uma área de sofás e deixa que o mezanino entre, trazendo o DJ. De dia, atmosfera neutra, calma, muitos tons de verde, madeira e luz do sol entrando.

À noite...

O Dj entra em cena, e a iluminação transforma 
absolutamente o ambiente. Cores quentes, projeções...

O espaço vira uma mini-balada, ideal para tomar um bom drink e fazer amizade com quem também está hospedado no hotel. Gosto da mistura de cores e da iluminação quase que cênica. Guarda-corpo em vidro, quase invisível.

Equilíbrio extremo na mistura de cores e materiais no quarto micro. Mix de tons frios com quentes + transparências também coloridas. A estrutura de madeira divide, mas ao mesmo tempo integra quarto e banheiro e serve de armário.

Muita cor e formas geométricas puras nos outros quartos. Em todos eles a integração com o banheiro é constante. Na última foto, no volume amarelo fica o chuveiro. O vaso sanitário fica no volume vermelho, aberto.

Com espaços tão interessantes como esses, difícil será querer sair para conhecer a cidade... Pensam que acabou? Não! Um terraço com vista panorâmica abriga uma pequena piscina dentro de um volume em terracota... Já aqueles que querem sair, o Hotel se extende à praia, criando uma área exclusiva e também muito colorida chamada Hi Beach...

Sair do hotel também não parece ser nada mal. Concordam?

(+ fonte | Matali Crasset)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...