4.7.11

Pretinho básico.

Lounge preto do escritório criado pelo I29 Architects.

Está complicado conciliar o fim do semestre no Politecnico com o blog e ando deixando este espaço um pouco empoeirado. Prometo me esforçar para vir aqui sempre nos próximos dias (...prometo mesmo!). Adoro os projetos do I29, escritório holandês, com ênfase em interiores. São projetos bem inteligentes, interessantes e "limpos" do jeito que eu gosto. Passeando pelo site deles, encontrei dois projetos bacanas onde usaram como base a cor preta. Os fashionistas de plantão dizem que com o "pretinho básico" não tem erro. Nos interiores acontece a mesma coisa! ...Muita gente tem medo de usar o preto. Porque? Dá muito (MUITO!) certo, sempre - basta saber usar e não exagerar. Confiram os projetos que selecionei! Inspirem-se!


A proposta aqui era criar uma atmosfera "legal", gastando pouco. Oops! Falou em gastar pouco e todo mundo já se arruma na cadeira. As primeiras imagens acima mostram o espaço linear de base branca. Sobre o branco, uma faixa preta, onde concentraram todas as estações de trabalho. Em cima desta faixa preta, tudo também absolutamente preto! ...Móveis antigos foram garimpados e pintados de preto, criando uma atmosfera muito agradável.

Acima, uma foto de uma das estações de trabalho demarcadas pelo piso e paredes pretas. Reparem que o pilar no fundo funciona como um quadro negro, onde se pode escrever, deixar recados. Abaixo, o lounge, também preto.

Na foto de cima podemos identificar os móveis garimpados. Mesa de sinuca, mesa de cabeceira, estante e muitos outros móveis achados e pintados na mesma cor. No refeitório, mesão com bancos e parede com recados.

Fica nítido nesta foto o reaproveitamento da estante. Uma idéia que pode até ser aplicada para o ambiente doméstico. Pinte sua estante antiga com uma cor só e pronto! ...Reparem na imagem de Jesus acima da estante - também preta!


Neste projeto de uma escola de ensino fundamental (...que garotada sortuda!) o preto foi usado pontualmente. A base do projeto, absolutamente neutra, apresenta paredes em concreto aparente, piso branco em resina, madeira e muita assimetria. Um dos detalhes que mais gostei foi da comunicação visual estampada em paredes e pisos. O mobiliário é um show à parte. Gosto muito!

A escada helicoidal preta rouba a cena do espaço. Nas outras fotos, o dinamismo do mobiliário, com desenho totalmente irregular. As cadeiras são as "chair one" do designer Konstantin Grcic. Eu simplesmente adoro este desenho!

Viram que com o pretinho básico não tem erro?
(+ fonte fotos | i29 website)

2 comentários:

  1. Ola Felipe!
    Nova Iorque eh a selva inspiradora do concreto! Obrigado pelo seu comentário!
    Adorei o projeto que escolheu para representar a versatilidade do preto! realmente eh um ótimo exemplo de como sempre eh bom usar esta cor em caso de duvidas!!!
    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felipe!
    Achei bárbara as criações desse escritório holandês. Pontual, o preto é usado com muita elegância. Gostei bastante, do reaproveitamento dos móveis. Adoro isso!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...