28.4.11

...Croquis!

...Croqui do meu trabalho final de graduação!

...Ragazzi! Está dificil conciliar o Blog com as milhões de coisas que estou fazendo aqui em Milano. Porém gostaria de deixar com vocês alguns dos meus croquis. Desenhar sempre foi uma paixão, desde pequeno. Com o tempo, aprendi a idealizar e criar espaços através de desenhos. Nunca deixem uma caneta (...principalmente se for uma Lamy!) nas minhas mãos, em uma mesa de bar! Não resisto, desenho mesmo! ...No momento, estou croquizando o projeto da casa de praia de uma amiga, a Carol! Essa é a melhor parte... Rabiscar sem compromisso, escrever em cima, colorir, perder-se no meio dos milhões de traços. O mais legal é guardar isso tudo e rever um dia... Abrindo um livro antigo que trouxe aqui para a Itália, encontrei uma relíquia... Um croqui que fiz em 1995, quando tinha apenas 14 anos de idade. Em uma folha de caderno (...provavelmente croquizada durante uma aula chata de história ou geografia!) eu viajei criando a planta de uma casa, e paralelamente, já começei a pensar nos interiores, definindo acabamentos e cor das paredes e caixilhos! Confiram alguns dos muitos croquis que guardo... Quando for ao Rio de Janeiro, prometo scanear as casas que desenhava aos 13 anos! ...Ciao!

...Croqui feito em 1995! Confesso que eu adorava (...e ainda adoro!) casas tipicamente americanas, com seus frontões, clapboards, escadas, janelas estreitas e altas, bay windows...! Reparem que eu fiz a perspectiva interna e ainda especifiquei cores!

Anotações de aula aqui na Itália... Enquanto o professor fala, eu praticamente psicografo um misto de português, inglês e italiano! Na hora de estudar para as provas, todos os santos ajudam a entender o que escrevi em alguns segundos!

Não dou sossego à minha novaiorquina Lamy Safari amarela, de estimação. Ela escreve e desenha muito comigo há anos... Comprei ela do lado do Central Park! ...Não abro mão! ...Tem que ser com ela! Viram que a cor do layout do blog não é por acaso... 

Esquema simplificado para explicar uma solução de iluminação do subsolo do projeto final de graduação... Curto muito fazer esquemas assim rápidos, cheios de setas, mil textos explicando tudo. Não costumo usar muita cor... Mas também quando uso...

Croquis de um gazebo + um estudo de fachada do projeto de uma vila em São Paulo... Arquitetura bem tradicional (...e comercial!). Usei caneta de nanquim de diversas espessuras, lápis de cor bem leve e markers para fazer sombra e cor.

Sim, desenho a mão, na prancheta! Gosto, e muito! Tenho a maior paciência do mundo. Desenhar a mão (...quando dá!), na prancheta, é um exercício mental prazeroso! ...Medir com o escalímetro, controlar a pressão da lapiseira no papel...

...E quando a gente cansa do croqui e resolve ir para a maquete, a brincadeira fica melhor ainda! Duvido que exista algum arquiteto que não goste disso... Faz parte do nosso processo criativo! E essas maquetes improvisadas são as mais interessantes...

...E se tiver um cafezinho, uma boa música e o silêncio da madrugada, fica melhor ainda! ...Aqui para Milão trouxe um carregamento para desenhar. Os números não mentem a paixão: 200 lápis de cor + 160 markers... Fora as canetas e lapiseiras! 

...Não existe programa de computador que substitua esse prazer!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

Um comentário:

  1. Projetos personalizados, feitos à mão, são um capricho que, infelizmente, está em extinção.
    E as perspectivas desenhadas à mão livre? Lindas!
    Vejo que sua profissão o realiza, mas quem vai lucrar mesmo são seus clientes.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...