20.4.11

Casa de Vó

Relógio de parede(1). O retrato da família, antes em moldura clássica, aparece aqui em uma tela super moderna(2). Poltrona em capitonê(3). Lembram dos "bibelôs"(4)? Cadeiras antigas diferentes(5) na mesa. Sem contar as almofadas de veludo! (+fonte | Design Sponge)

Já não é de agora que venho percebendo a chegada desse "estilo". Porém confirmei no Salone que é realmente uma tendência forte... Pronto! Falou em "tendência", e eu já começo a sentir as pessoas meio tensas, curiosas... Ok. Você lembra como era a casa da sua avó? ...É essa cara de "casa dos avós" que eu tenho visto voltando com força total! Muitos designers estão bebendo dessa fonte, redesenhando móveis antigos, mas com um desenho mais limpo e interessante. Quando olham os o conjunto, fica nítido aquela estética retrô, "vovó". Vi vários exemplos no Salone e pelas lojas de Milão. Invistam na estética pois dá muito certo. É só usar o bom senso, a imaginação, garimpar antiquários e não ter mais vergonha de expor aquelas quinquilharias que você herdou dos seus avós ao lado de peças contemporâneas. Mies Van der Rohe que me desculpe, mas estou chegando a conclusão que "mais também pode ser mais" (...com muito cuidado!) - e sinto mesmo que o minimalismo vem perdendo força nos últimos anos. Confiram comigo as imagens. Inspirem-se!

 Uma das minhas peças favoritas apresentadas no Salone 2011, é essa banqueta produzida pela Brikolor. Fica nítido no desenho e na escolha do couro, uma alusão aos móveis tradicionais, com pés palito - de casa de avô mesmo! O mais legal é que 3 pés ficam apoiados no piso e um fica "voando".
Humor aliado ao design. Quero muito uma!

Este móvel também foi exposto no Salone e se chama "evolution", com design de Ferruccio Laviani. A transição do tradicional para o contemporâneo fica clara. Notem que a parte "contemporânea" tem apoio central, deixando um lado flutuando. No detalhe, as gavetas... As vovós modernas vão gostar disso!

 ...Herdou as louças dos avós? Então tire de dentro dos armários. Não tenha mais vergonha. Em um dos stands do Salone (...Scusate, mas não me lembro qual!), louças tradicionais foram expostas em prateleiras coloridas.
O resultado ficou bem cênico.

Falem a verdade... Vó tem mania de colocar "paninho" e tapete em tudo quanto é canto! Reparem na sala de jantar da Vitra! Um tapete embaixo de cada de cadeira. Confesso que achei no mínimo inusitado. Sobre a mesa, jarra com flores, castiçal dourado, cristais, louças e pendentes em cobre.

As mesas laterais antigas também foram redesenhadas, com uma linguagem muito mais interessante (...uma até com base de espelho!). As malas antigas, forradas com tecidos diversos, viraram um armário!
Paredes em tecido xadrez + pendente de TRICÔ!

...Mais "vó", impossível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...