21.4.11

Arquitetura residencial Milanesa 4!

Edifício residencial na Viale Stelvio, próximo a Zara.
Detalhe da estrutura marcada em fachada que vira cobertura.

Ok. Uma pausa em design, para falar de arquitetura. Mostro a vocês mais um edifício residencial simpático de Milano. Esse aí tem cara de "casa" feliz, bem descontraído,  luminoso, amarelo, com plantas nas varandas, mistura de materiais e cheio de detalhes arquitetônicos sutis (...e preciosos!). Não dá vontade de morar aí? Falem a verdade... A composição da fachada é bem simples, e segue um ritmo delimitado pela estrutura bem marcada (...reparem na modulação criada por vigas e pilares). Com isso, "nichos" foram criados, formando uma brincadeira de cheios e vazios bem interessante. O desenho da estrutura é belíssimo (...obra de arte mesmo!). Para completar, os materiais escolhidos, valorizam ainda mais a arquitetura. Confiram as fotos comigo!

 No detalhe 1, a estrutura "sai" e serve de apoio para a cobertura do terraço. Nos detalhes 2 e 3, a mistura de materiais: tijolo aparente + painel cerâmico com desenho geométrico. O amarelo completa a harmonia da fachada.

Olhem aí o painel cerâmico no detalhe. Ele ocupa um plano inteiro na fachada. Ao lado podemos ver que as varandas dão uma "mordida" nele, de leve.

 ...Repararam no balanço da varanda? Elas avançam um pouco só para frente, criando uma sombra que faz toda a diferença para a fachada. Detalhes!

 Curti muito o detalhe da estrutura. Lembraram de Le Corbusier por aqui... Não acham? Reparem na sombra das varandas! ...Isso faz toda a diferença!

Fecho com essa bela imagem das varandas laterais. Reparem que elas são triangulares! Os moradores parecem que gostam muito de plantas! ...E a primavera completa a beleza do edifício. Não dá uma vontade de morar aí?

Um comentário:

  1. Oi felipe, adorei os comentarios, te procurei em torno da duomo, mas nao te encontrei, pena!!!!!!! Entrei em algumas exposições ao lado , mas não te encontrei, fica para a próxima .
    Bom feriado, boas pascoa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...