29.1.11

Criador e criatura!

 Micchele no Politecnico di Milano, Janeiro 2011.

No início do mês de janeiro, o grande arquiteto e designer italiano Micchele de Lucci fez uma apresentação exclusiva aos alunos do curso de Master in Lighting Design, no Politecnico di Milano - Bovisa. Infelizmente não pude assistir a apresentação, mas Baran - amigo turco que mora comigo em Milano - é aluno do curso e me passou umas imagens. Micchele dispensa apresentações. Criou em 1986, juntamente com Giancarlo Fassina, um dos maiores clássicos do design italiano - a luminária de mesa Tolomeo - para a Artemide. A Tolomeo começa com uma base rígida, pesada, em aço polido, e termina com um difusor de alumínio anodizado matte levíssimo, que gira num eixo de 360º, o que permite diversos direcionamentos de luz.

Micchele explicando o mecanismo da Tolomeo em Milano.
Abaixo, croquis artísticos da luminária.

Micchele e a turma do Master em Lighting Design.

A Tolomeo ganhou o Compasso d´Oro em 1989 - premiação maior no campo do desenho industrial na Itália desde 1954. O que faz dela ser um clássico, acredito que seja o seu desenho inteligente, limpo, não datado. O primeiro lançamento foi o modelo "clássico" de mesa, encontrado em 3 tamanhos. Mas a família Tolomeo veio crescendo ao longo dos anos. 1000 anos vão se passar, e ela vai continuar atual. Eu sou apaixonado pela luminária. Comprei a minha em uma viagem, quando ainda era estudante. De lá pra cá ela viajou bastante comigo.. Rio, São Paulo e agora está aqui em Milano. Não consigo ficar longe! E com certeza comprarei outros modelos... É pra vida toda!
...E essa é a minha!

4 comentários:

  1. Oi Felipe , verdadeira aulinha sobre a tolomeo, eu tambem tenho no meu escritório, foi a primeira peça que comprei ! muito bom , fazia tempo que não lia uma postagem sua, bom domingo !

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe,
    Tenho uma Tolomeo de piso que acaba de quebrar.
    Preciso aquela pecinha que sai do pé pesado e entra na haste preta. A peça é de uma liga bem mais leve....
    Sabe aonde encontro em Milão? Estou indo em 2 semanas para lá.
    Grata,
    cecilia

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecília, obrigado pela visita!

    Olha, aqui em Milão a Tolomeo é vendida em todos os cantos, porém como você precisa de uma peça específica, é melhor talvez ir diretamente uma loja da Artemide. Acredito que eles possam solucionar este problema. Tem uma Artemide no centro, próximo ao Duomo e à via Montenapoleone na via Manzoni, n.12. Tenta lá! Na loja La Rinascente ao lado do Duomo, no subsolo tem uma seção só de iluminação... Vale a pena conferir se eles também vendem a peça avulsa. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi gente! Vou me meter no meio do papo...
    Felipe, também sou arquiteta, fiz o master em Lighting Design e trabalho ha um tempinho na Artemide.
    Por isso, Cecilia, voce pode ligar para qualquer showroom da marca (no site tem os telefones www.artemide.com) e pedir o telefone do Microcentro de Assistencia (nao sei de cabeça).

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...