28.1.11

Anticorpi, Antibodies: Fernando & Humberto Campana

Pufe Kaimã Jacaré, de 2006.

De outubro de 2010 a Janeiro de 2011 a Triennale di Milano exibiu uma grande exposição de retrospectiva da carreira dos Irmãos Campana (1989-2010). Eu, como bom brasileiro, deixei para ir em janeiro, quase perto de acabar - mais fui! Realmente o trabalho da dupla é fantástico. Fico feliz em ver a Triennale di Milano exibindo simultaneamente duas exposições sobre o Brasil: Campanas e 50 anos de Brasília! É o Brasil ganhando reconhecimento no design e arquitetura no cenário internacional. Acho muito válido expor o trabalho dos Campana não só pelo talento da dupla, mas também pela possibilidade de criar design de qualidade no que diz respeito à sustentabilidade. A dupla trabalha com materiais pobres, regionais, onde muita coisa é resíduo industrial, sobras, aparas... Muitas de suas peças possuem apenas um ou dois materiais, o que barateira a fabricação, o custo, o desmonte... A exposição agrupou as obras segundo seus materiais (plástico, papel, borracha, metal, fibra natural...), e o percurso expositivo contou ainda com vídeos. Deixo em seguida algumas das minhas peças favoritas (desta vez não posto a favela chair, mas ela estará sempre no meu hanking dos Campana!).

A bem-humorada poltrona Banquete, de 2002.
Bichos de pelúcia aglomerados e costurados a mão em base de aço.

A escultural poltrona Corallo, Moss, 2004 - metal com pintura.
Fotografia feita por mim no MoMA, New York, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...