26.12.10

2010...ma che anno!

Quando passa o natal, a gente já começa a pensar no reveillon, e consequentemente mentalizamos todos os "projetos" do ano que está por vir... Ok. Eu tinha prometido para mim mesmo que não faria deste blog um diário de viagem, mas preciso fazer uma retrospectiva deste marcante ano de 2010 na minha vida. Muita gente que visita o blog não me conhece, portanto não sabe como eu vim parar em terras Milanesas... Talvez essa "loucura" toda italiana deve ter começado com este convite abaixo, em outubro de 2009, quando completei 29 anos de idade. Queria fazer uma festa temática, mas não sabia que tema escolher... Depois de muito pensar, optei por fazer uma noite italiana! Sabe-se lá de onde eu tirei isso. A casa do Rio virou uma cantina italiana. Muita massa, vinho, bruschettas e um bolo com muitas bandeiras da Itália. Nesta época, eu nem sonhava em vir pra cá. Mas com certeza foi o começo...

No detalhe, foto da mesa da festa, com muitas bandeiras italianas.
Convite dos meu aniversário de 29 anos no Rio de Janeiro.

Devo registrar aqui que a minha vinda à Itália, se deve pelo incentivo desta esta pessoa aqui (foto): Sabrina Catrini! ...Foi tudo tão rápido! Sabrina retornou para São Paulo em 2008 depois de 2 anos de Itália (ela fez um Master em Arquitetura de Interiores no Politecnico di Milano). Acabamos nos conhecendo no início de 2009, por meio de um grandíssimo amigo - Basilio Catrini - em meio à turbulenta crise financeira mundial, quando fiz uns trabalhos de desenho artístico para o escritório onde ela trabalhava. A partir daí nos encontramos em alguns happy hours por São Paulo, festinhas no meu apartamento paulistano, e dentro de poucos meses Sabrina estava trabalhando comigo, no mesmo escritório! Inclusive frequentando a minha casa do Rio - na tal festa italiana! Na verdade foi uma troca... Precisávamos de grandes mudanças em nossas vidas. Ela também queria dar um novo rumo profissional à sua vida, e acabou mudando de emprego. De certa forma, também ajudei. E ela sempre falava de Milão e da Itália para mim, mas esse papo sempre passava direto pelos meus ouvidos.  E de tanto ela falar.... Qui sono Io a Milano!

Eu, Sabri e Igor trabalhando na De Fournier, São Paulo.

Vale reforçar aqui que eu sempre insiti (e insisto) muito em Nova York - e é por isso que estou em Milão! Quem me conhece sabe. Em 2009 inclusive visitei escritórios de arquitetura na Big Apple, fiz entrevistas... Tenho uma conexão grande com aquela cidade.  Tenho um espírito meio novaiorquino: gosto de tumulto, trânsito, fast food, arranha-céu... Mas voltando... Em um dos nossos papos, Sabrina me questionou a respeito da Itália: "Você sempre insitiu tanto em Nova York, mas já pensou que pode dar uma volta maior para chegar onde quer? Vai pra Itália, estude por lá... Com uma passagem por uma universidade européia as coisas podem ficar mais fáceis". Pronto! Abraçei a Itália! Começei a perguntar tudo do tipo "como foi", "como ir", "onde eu vejo", "como faço"... Na mesma noite entrei no site do Politecnico e me inscrevi, por volta do início de dezembro de 2009. E 2010 chegou assim... Já com um super projeto engatilhado e muitos amigos nas areias do Leblon, Rio de Janeiro. Festão!

O trajeto sobre o mapa mundi da Vitra. 

O ano começou triste pois perdi uma das pessoas que mais amava nessa vida. Minha avó se foi numa sexta-feira, véspera de carnaval. Foi tudo muito rápido, como tudo que aconteceu neste ano. Foi embora com o carnaval, feliz - descansou. Sorte de quem a conheceu! Guerreira, sambista, linguaruda, fluminense, portelense, cozinheira, macumbeira... Ela era a melhor, sem dúvidas! Uma figura que deixa saudades em todos, familiares e amigos. Esse fato marcou muito meu 2010. Sei que precisei "perder" para "ganhar". Entre todo esse meu turbulento início de ano ainda tive cabeça para correr atrás de documentos, cartas de recomendação, preparar portfolios, currículos em italiano, fazer provas de inglês e despachar toda a documentação para a Itália. E ainda faltava o essencial: falar italiano! Não sabia absolutamente nada! Fiz matrícula em um curso em São Paulo e todos os dias depois do trabalho estudava. Juro: não sei de onde eu tirei cabeça, força e dinheiro.

 Nós em 2009 + mapa do metrô de Milão + livro de língua italiana.

Assim que soube do resultado do Politecnico di Milano em maio, não pensei duas vezes e fiz uma grande festa!  Quem conhece as minhas festas sabe como eu cuido de cada detalhe. No ano anterior, na mesma época, fiz uma festa em dose dupla, para comemorar 1 ano de São Paulo + o resultado do consurso Ópera Prima. A festa deste ano também foi dose dupla: 2 anos de São Paulo e o resultado do Politecnico. Que difícil  deixar São Paulo!  Que difícil deixar aquele prédio! Eu adoro aquela cidade... Em 2 anos na metrópole construí grandes amizades... Foram muitos bons momentos. Como sempre, a festa reuniu por volta de 35 amigos no meu apartamento de apenas 25 metros quadrados! Muita música até às 6 da manhã! Na mesa, uma decoração especial: bandeiras de São Paulo e da Itália! ...Festa histórica!

O convite e a mesa italianíssima... 
Muita cerveja gelada, drinks, papos e som!

Em julho veio o momento mais difícil: deixar de vez São Paulo, meu emprego e me desfazer de tudo que consegui juntar em 2 anos. Vendi todos os meus móveis para a proprietária do apartamento que eu alugava. Obrigado Sandra! Adeus às minhas Bertoias, minha Eames... Nunca pensei um dia que fosse me desfazer delas! Trabalhei forte o desapego... Adorava meu apartamento! Tinha uma vista incrível... O prédio era o melhor de São Paulo. Fazíamos festas, churrascos, baladas, filme na tarde de domingo, jantar na casa dos vizinhos... Deixar o emprego também é sempre difícil. Primeiro porque estava deixando o certo pelo duvidoso, por uma "aventura", digamos assim... Fiz grandes amigos arquitetos também! E guardo também ótimas recordações deste tempo, desde quando era estagiário no Rio de Janeiro. Aprendi muito... E o mais impressionante de tudo: meu último projeto no escritório foi aqui, na Itália, em Palermo! Meus últimos meses de trabalho em São Paulo foi pensando na Itália.

...Embalando meus livros, quadros, miniaturas!
E o modelo de estudo do nosso projeto em Palermo!

Enfim, depois de deixar São Paulo, voltei para a casa do Rio. Passei 1 mês inteiro com minha família, trabalhando feito um louco, para fazer surgir Euros, e embarquei para a Itália em um dia de muito calor! Juro que na viagem, olhando pela janela da avião, vinha aquele pensamento tipo: "O que eu estou fazendo aqui?". Sim, porque eu nunca me imaginei vindo para cá... Foi uma coisa muito rápida. Acho que de verdade nem tive muito tempo para pensar no que estava fazendo. Bem, fiz uns 40 novos amigos em 1 mês: italianos, brasileiros, mexicanos, turcos, colombianos, poloneses, vietnamitas, chineses... Muita informação entrando na cabeça ao mesmo tempo! Inseri um "chip" italiano no cérebro. De vez em quando troco pelo chip inglês e português! ...Voltar a ser estudante aos 30 anos de idade é um pouco engraçado. Sinto falta da rotina de trabalho, das responsabilidades... Até pouco tempo tinha me esquecido dos comandos do Autocad!!

 ...Por onde começar a arrumar a mala?
Pela minha ítalo-novaiorquina Tolomeo, é claro!
...Saindo dos 40 graus cariocas para o outono Milanês!

Confesso que ainda estou em fase de adaptação à vida italiana. Não bateu aquela identificação imediata, mas aos poucos vou gostando e descobrindo a cultura italiana. Eu ainda me assusto um pouco quando vejo as coisas fechando às 20h na rua! Acostumei com São Paulo, com tudo 24 horas por dia, correria, sobe e desce... Aqui é tudo plano, calmo e sépia. Engana-se quem pensa que Milão é a São Paulo italiana. O ritmo aqui é slow. Mas a melhor coisa é poder sair por aí a pé para fotografar todos esses lugares recheados de design. Isso pra mim não tem preço! Adoro andar pela cidade, me embrenhar pelas ruas sem saber onde vou sair... Procuro sempre os locais menos turísticos. Tem cada prédio incrível, e tudo transpira história. Adoro sentar nos parques, oxigenar o cérebro, ficar vendo as pessoas para entender como elas usam esse espaço. Nessas andanças, acabo descobrindo e fotografando muita coisa legal para o blog, que só existe por causa dessa viagem! E lógico, adoro comer todas essas maravilhas italianas: sfilatini de azeitonas, pães, foccacias, ciabatas, pizzas, vinhos... 

Detalhe incrível do Arco da Paz no Parco Sempione.
Sfilatini com azeitonas e pizza marguerita! Meus preferidos...

Não tenho planos tão "audaciosos" para 2011. Acredito que o 2011 será uma continuação do que plantei em 2010. Só quero muita saúde e força para levar essa em euros!! ...E um emprego urgente!! Aliás, algum visitante do blog poderia me convidar para trabalhar, hein!? Quero viajar muito em 2011. Ter tempo para apreciar e entender tudo que está aqui perto. Gostaria de deixar uma mensagem a todos os amigos... Aproveitem cada minuto dessa vida! O tempo está passando, e com uma velocidade incrível! ...Esqueçam um pouco seus blackberry's e iphones! Andem olhando por onde pisam! Conversem olhando nos olhos e não para as mãos! Andem menos de metrô! Tem tanta coisa que a gente pode fazer e ver andando a pé... Andem sem rumo! Vocês vão se surpreender a cada esquina, seja lá onde estiverem. Escrevam e desenhem mais a mão, qualquer coisa! Nossas mãos podem criar coisas incríveis sem o computador também! Um ótimo 2011 a todos vocês, familiares, amigos e vistantes do blog! Saudades da família, dos amigos... Felice 2011! Grande abraço! ...E vamos falar mais de Design agora!! Muito design na veia em 2011!

...Pode vir 2011! Estamos de braços e asas abertas!

Um comentário:

  1. Adorei!!!!!!!!!! Quem é que aguenta isso:desenha bem,fotografa bem,escreve muitíssimo bem e além de tudo é uma pessoa maravilhosa.
    Felipe,que ano complicado,né?
    Cheio de altos e baixos,mas no final tudo dá certo porque vc é muito merecedor de cada conquista.Fique com Deus e se precisar de mim é só me chamar.
    Beijos neste seu lindo coração,da sua madrinha,amiga e admiradora.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...